4arch | Papel de parede x pintura

Papel de parede x pintura

Qual é a melhor opção, papel de parede ou pintura? Essa dúvida já passou pela sua cabeça também? Então vamos apresentar algumas considerações:

1 – Aplicação, durabilidade e manutenção

Papel de parede

Se você necessita de rapidez, obra limpa e praticidade, essa é a opção ideal. A aplicação é bem rápida e sem sujeira. Além disso, o papel de parede pode durar até 10 anos, dependendo dos seus cuidados. Os de acabamento vinílico podem ser usados em banheiros e cozinhas e a limpeza com pano úmido é suficiente. Os de tecido e adesivo devem ser evitados em ambientes úmidos.

Pintura

Em comparação com o papel de parede, esse acabamento requer maior tempo de aplicação. Geralmente é necessário reaplicar a pintura a cada 2 anos para manter o aspecto sempre limpo, entretanto há opções de produtos laváveis.

2 – Custo

Papel de parede

Dependendo do modelo escolhido os preços ficam bem salgados, principalmente se você optar pelos modelos importados, porém como duram mais, o custo/benefício ainda compensa. Vale a pena pesquisar aquele que se encaixa melhor no seu gosto e bolso.

Pintura

Se você quiser economizar e não estiver tão preocupado com a manutenção, essa opção é bem econômica e ganha de lavada do papel de parede se você mesmo for pintar. Agora, se busca qualidade e sofisticação, procure por mão-de-obra especializada, pois se a parede possuir muitos desníveis, eles devem ser cobertos para não ficarem evidentes depois de pintados.

3 – Personalização

Papel de parede

Hoje no mercado há diversas opções disponíveis para todos os gostos: temas florais, geométricos, listrados, estampados, com imagens ou até mesmo que imitam outros materiais. Além disso, há opções nacionais ou importadas. O leque é gigante, vale a pena garimpar. Existem muitas lojas que disponibilizam seu catálogo pela internet, mas é sempre bom ir pessoalmente, pois alguns papéis possuem texturas e as cores nunca são fiéis a tela do computador.

Pintura

Possui uma gama menor de opções, porém muitas empresas fabricantes de tintas lançaram opções de texturas. Uma das formas que está bastante em alta é a pintura que imita cimento queimado, muito utilizado ultimamente, pois devido seu tom sóbrio, combina com diversas cores e outros materiais. Necessita de mão-de-obra qualificada para se obter um bom resultado.

Ajudou um pouco? Esperamos que sim! Agora compare e avalie qual opção se encaixa melhor no que você necessita!

Tags
Recent Comments
  • Claudia. Borges disse:

    Amei o papel!! Qual estilo ficaria melhor numa sala de jantar estilo Manuelino??

    • 4arch disse:

      Oi Claudia! Tudo bem? O estilo manuelino é bem expressivo e normalmente utiliza-se parede em tons escuros, caso você realmente queira evidenciar este estilo na sua sala de jantar. Caso você queira fazer uma releitura do estilo manuelino, pode-se utilizar tons claros nas paredes, para que os móveis fiquem em evidência. De qualquer forma indicamos o uso de um papel de parede liso ou uma pintura com um tom neutro. Existem inúmeras variedades de papel de parede no mercado, por isso o ideal é ter um arquiteto que possa lhe auxiliar nessa escolha, sem erros!

  • Leave a comment

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *